Confira a programação do feriado de Corpus Christi

Concessionárias de estradas esperam grande movimento para quarta e quinta-feira. Foto de arquivo

Procissões e confecção dos tradicionais tapetes de sal da data católica mudam o trânsito em Niterói e São Gonçalo. Estradas preparam reforço na segurança. Saiba o que abre e o que fecha

Faltando um dia para as celebrações de Corpus Christi, que acontecem na quinta-feira, fiéis das paróquias de Niterói, São Gonçalo e Maricá aceleram

os preparativos para a tradicional montagem dos tapetes de sal nas cidades. A programação religiosa, que é extensa normalmente, será intensificada neste ano, já que o dia de São João Batista, feriado em Niterói, é comemorado na sexta-feira. O movimento de saída da cidade por conta do feriadão começa nesta quarta.

De acordo com a Cúria Arquidiocesana, para a confecção dos tapetes em Niterói e São Gonçalo serão utilizadas, aproximadamente, 40 toneladas de sal grosso. Cada paróquia é responsável por designar um grupo de fiéis para confeccionar parte do tapete, que além do sal também é feito com serragem.

O tapete de sal de São Gonçalo, considerado pela Igreja Católica o maior da América Latina, já começa a ser montado hoje, a partir das 20h, quando o trânsito será fechado na Rua Coronel Moreira César, no Zé Garoto. A programação de Corpus Christi na cidade será marcada por uma missa solene, amanhã, às 8h, em frente à Igreja Matriz. O bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói, Dom Roberto Francisco, conduzirá a celebração.

Em Niterói, a confecção do tapete terá início amanhã, às 8h. Às 16h, será realizada uma missa solene, presidida por Dom Alano, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Niterói, na altura da Câmara de Vereadores.

A organização dos festejos de Corpus Christi em Maricá está a cargo da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo. Às 8h, será celebrada uma missa na Matriz; às 9h, haverá confecção de tapetes de sal, e às 16h, missa campal e procissão, que acontecerão em frente à Igreja Matriz. O trânsito será desviado, das 8h às 20h, das ruas Almeida Fagundes, Avenida Nossa Senhora do Amparo e Alferes Gomes, onde acontecerá a confecção do tapete de sal e a procissão.

São João - A festa de São João Batista começa hoje, às 18h30, e vai até domingo, na Catedral de Niterói, no Centro. O evento contará com barraquinhas de comidas e doces típicos de festa junina, brincadeiras e shows musicais. Além de missas diárias em celebração ao santo padroeiro da cidade, na sexta-feira, será realizada uma procissão pelas principais ruas do Centro, após a missa solene presidida pelo Arcebispo Dom Alano Maria Pena, às 17h.

Esquema de trânsito ? A Prefeitura de Niterói adotou um esquema especial de trânsito para os eventos durante os feriados desta semana. Para a procissão de Corpus Christi, quinta-feira, no Centro, o tráfego de veículos vai ser interditado em diversas ruas das 6h às 21h, incluindo a Avenida Amaral Peixoto, local onde será feito o tapete. Ocorrerá a inversão da mão, no mesmo horário, nas ruas Evaristo da Veiga, Coronel Gomes Machado, trecho das ruas Evaristo da Veiga e Visconde de Sepetiba.

Entre as vias que serão interditadas no Centro, nesta quinta, estão a Avenida Amaral Peixoto, trechos entre Rua Evaristo da Veiga e Avenida Rio Branco; Rua Visconde de Sepetiba, entre as ruas da Conceição e Coronel Gomes Machado; Rua Maestro Felício Toledo, entre as ruas da Conceição e Coronel Gomes Machado; Rua Visconde de Uruguai, entre as ruas da Conceição, Avenida Ernani Amaral Peixoto e Rua Agente Valdenir Alves Machado. A Rua Noronha Torresão, no Cubango, será interditada, parcialmente, às 10h, na faixa sentido Viçoso Jardim, da Escola Estadual Dr. Memória até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Na sexta-feira, o trânsito de veículos será parcialmente interditado, para a procissão de São João Batista, a partir das 17h, nas ruas Barão do Amazonas, Coronel Gomes Machado, Evaristo da Veiga, Avenida Ernani Amaral Peixoto, Rua Visconde de Sepetiba e Rua São João, com início e fim na Catedral Metropolitana de São João Batista. Também haverá interdição parcial do trânsito na Rua Prefeito João Batista da Costa Sobrinho, trecho entre as ruas Dr. March e Ismênia Silva da Cunha, no bairro Tenente Jardim das 17h às 24h.

No sábado, o tráfego de veículos será interditado na Rua Dr João Leitão, em Charitas, das 18h as 22h para a realização de um evento social. No domingo, haverá interdição parcial, a partir das 16h, da Rua Dr. March, trecho entre a Paróquia de São João Batista e a Praça Ciber Mendonça, no bairro Tenente Jardim para a realização da Procissão de São João Batista.

Saída para o feriadão promete ser movimentada
As concessionárias que administram as principais vias de saída da região para cidades turísticas prepararam esquemas especiais de trânsito para o feriado prolongado. A CCR Ponte prevê que 308 mil veículos passem pela Ponte Rio-Niterói rumo à Niterói e às cidades litorâneas da Costa do Sol entre hoje e sábado (25). A empresa considera que os dias de maior movimento deverão ser hoje e amanhã, com 84 mil veículos por dia deixando o Rio.
A Autopista Fluminense, responsável pela BR-101/RJ Norte entre Niterói e a divisa com o Estado do Espírito Santo, prevê que 90 mil veículos trafeguem pela rodovia nos dias de maior movimento, que segundo a concessionária serão hoje, das 16h às 23h; amanhã, das 6h às 16h; domingo, das 15h às 23h; e segunda-feira, das 6h às 10h.

Rodoviária - O Consórcio Novo Rio, que administra o Terminal Roberto Silveira, estima que mais de 19 mil passageiros devam embarcar e desembarcar, na Rodoviária de Niterói, em 1.575 ônibus de hoje até segunda-feira. No período, estarão programados 265 ônibus extras. As cidades que apresentam a maior procura por passagens são as da Região dos Lagos (famosas nessa época pelos Tapetes de Sal) e da Região Serrana do Estado, além das regiões de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Campos, Itaperuna, Miracema, Porcíuncula.

Barcas - A Barcas S/A informou que vai operar as embarcações com horários especiais de amanhã até domingo. Amanhã, a linha PraçaXV-Niterói terá intervalos de 30 minutos e a linha de Charitas não funcionará; na sexta-feira, das 5h40 às 10h, e das 16h às 20h, a linha Praça XV-Niterói terá intervalos de 20 minutos. Das 10h às 16h, e das 20h às 23h30, as partidas serão a cada 30 minutos. A linha Praça XV-Charitas funcionará nos horários de rush com intervalos de 13 a 20 minutos. Fora do rush, os intervalos são de até 50 minutos; no sábado e no domingo, a linha Praça XV-Niterói terá intervalos de 30 minutos, e a linhas de Charitas e não funcionará.

O que abre e o que fecha - Os shoppings de Niterói ? exceto o Niterói Shopping, que não abre nos dois feriados, só no sábado ? funcionarão normalmente amanhã. Na sexta-feira, o funcionamento será em horário diferenciado: no Plaza Shopping as lojas abrem das 13h às 21h, a praça de alimentação das 12h às 22h e os restaurantes e cinema funcionam de acordo com os seus horários; as lojas do Bay Market abrem das 15h às 21h e a área de alimentação e cinemas, das 12h às 22h; no Itaipu Multi Center as lojas abrem das 15h às 21h e a praça de alimentação das 12h às 21h.
Já em São Gonçalo, o esquema de horários será o contrário de Niterói. O funcionamento do São Gonçalo Shopping e do Boulevard Shopping será diferenciado apenas amanhã, quando as lojas abrem das 13h às 21h.

Os bancos não funcionam amanhã em todo o estado do Rio, assim como as agências dos Correios. Na sexta-feira, as agências bancárias e dos Correios abrem normalmente, das 10h às 16h e das 9h às 17h, respectivamente, exceto em Niterói, por conta do feriado municipal.

A Associação de Supermercados do Rio de Janeiro informou que as lojas funcionarão amanhã, mas optaram pelo fechamento facultativo. Algumas fecham às 14h e outras às 18h. Na sexta-feira o funcionamento é normal.

A loja de atendimento da Ampla não abre nos dois feriados. A empresa fornecedora de energia solicita que os clientes liguem para o 0800-2800120 em caso de urgências.





Fonte: http://jornal.ofluminense.com.br




Data do artigo: Qua, 22 de Junho de 2011

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

enquete

Qual o seu Time de Coração?