Hemocentro Niterói precisa de ainda mais doações de sangue

Bancos de sangue ficam vazios à espera de doadores. Foto: Marcio Oliveira

Doações de sangue costumam cair até 70% no Carnaval, em contraste com a demanda que aumenta bastante por causa do número de acidentes no feriado

As doações de sangue costumam cair até 70% no Carnaval, segundo pesquisa do Hemorio, em contraste com a demanda que aumenta bastante por causa do número de acidentes no feriado. Para piorar a situação, os postos já apresentam estoques baixos. Para reverter esse quadro, a instituição lançou nesta semana a campanha “Vista a fantasia da solidariedade”, e o Hemocentro de Niterói promete manter o funcionamento normal do polo mesmo sofrendo com falta de funcionários.

Segundo a chefe do Hemocentro de Niterói, a doutora Olga Maria Diniz Pereira, o polo consegue funcionar normalmente, mas para realizar campanhas precisa de mais funcionários. A prova do processo seletivo do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) já foi aplicada e as convocações devem começar no mês de março.

“Com o movimento atual estamos conseguindo manter o Antônio Pedro. Mas no Carnaval já é esperada uma queda nas doações de sangue. Na semana antes do Carnaval, que as pessoas começam a viajar, o movimento é ainda mais baixo”, comenta a Dra Olga.

As recomendações para quem deseja doar sangue são: estar bem de saúde, não estar fazendo uso de nenhum medicamento, ter dormido bem na noite anterior, não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50kg. No dia da doação é necessário levar um documento original com foto.

Niterói - O Hemocentro de Niterói funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h, na sede do Hospital Universitário Antônio Pedro, na Rua Marquês de Paraná, n° 303, no Centro.

O processo completo de doação de sangue leva de 30 a 40 minutos.





Fonte: http://jornal.ofluminense.com.br




Data do artigo: Qua, 08 de Fevereiro de 2012

Share to Facebook Share to Twitter Share to Linkedin 

Curtir no Facebook

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

enquete

Qual o seu Time de Coração?